Já pensou em folhear um livro para conhecer o famoso Pata Negra espanhol e poder degustar algumas páginas?

Pois é esta a experiência que a obra Jamón, do autor Ramón Requena, presidente do grupo Josep Llorens I Fills, proporciona. Trazido ao Brasil pela importadora Porto a Porto e Casa Flora, o exemplar torna possível conhecer a história do presunto e desfrutá-lo ao mesmo tempo.

“Desenvolvemos este livro para proporcionar uma experiência única e ao mesmo tempo informar sobre aspectos do verdadeiro Pata Negra”, conta Ramón Requena.

“Assuntos como a raça, habitat, alimentação, processo de cura, corte e as diferentes categorias de Jamón existentes são abordados. A receptividade da obra está sendo muito boa entre os que já conhecem o produto e também está aproximando aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de provar esta iguaria”, completa.

notícia, gourmetice, livro, jamón, presunto, espanhol, pata negra, joseph llorens, ramón requena, importadora porto a porto, porto alegre, poa

Crédito: Divulgação | #PraCegoVer: Foto com livro quadrado com capa preta, texto “Jamón” com textura de presunto nas cores vermelho e branco e logotipo da Joseph Llorens em branco com o desenho de um porco em dourado, livros quadrados com capa vermelha e texto “Jamón” em preto, caixa de papel vermelha sobre mesa de madeira marrom, parede com tijolos à vista marrom claro ao fundo.

No livro, o consumidor se depara com cinco embalagens do presunto espanhol, sendo que as peças foram cortadas à mão e embaladas à vácuo para que a qualidade seja mantida. São elas: Premium (Jamón Bellota 100% raça pura), Bellota (Jamón Bellota 75% raça ibérica), Cebo Campo (Jamón Cebo 50% raça ibérica), Cebo (Jamón Cebo 50% raça ibérica) e Jamón Serrano Gran Reserva. Cada uma vem com 50 gramas e o livro deve ser mantido sob refrigeração.

Em Porto Alegre, o livro está a venda na média de R$ 440,00, e pode ser encontrado na Banca 38 e na Banca do Holandês, no Mercado Público, e na loja Pampas Prime, localizada no bairro Bela Vista.

Sobre a marca Josep Llorens

Em Andaluzia, no sul da Espanha, onde o clima é muito privilegiado, originam-se alguns dos mais saborosos produtos da culinária espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, com a assinatura da Josep Llorens.

A matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada são tão especiais e minuciosos que transformam peças de presunto em verdadeiras joias da gastronomia.

O Jamon Ibérico ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais receberam esse nome por causa das unhas pretas e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha produzida pela árvore sobrero, que leva 100 anos para dar frutos.

É essa alimentação, e o fato de eles pastarem livremente pelos bosques de carvalho, que faz toda diferença no produto final, já que a bellota confere à carne uma textura especial e um sabor adocicado sem igual.

Na Josep Llorens o processo de fazer presunto é artesanal, o que influencia no teor de sal, umidade e gordura e, consequentemente, confere rendimento superior à concorrência. A Josep Llorens I Fills é uma empresa familiar fundada há mais de 35 anos e dedicada exclusivamente à elaboração de jamones e embutidos, tanto ibéricos quanto serranos. Nos últimos tempos a família soube conjugar os métodos tradicionais com a mais avançada tecnologia para poder abrir novos mercados.

Fonte: Divulgação