Festival recebeu mais de 2.700 inscrições de cerca de 30 países incluindo EUA, Austrália, Malásia e Japão.

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Demorou, mas chegou o tão aguardado presente de aniversário da Mermeleia: o Certificate of Merit do Delemain Marmalade Festival – Home of the World’s Original Marmalade Awards, um dos principais concursos de geleias do mundo, realizado anualmente em Penrith (Cumbria, norte da Inglaterra).

O anúncio da premiação aconteceu em 17/03, mas o certificado aterrissou na Casa Mermeleia nos últimos dias de maio.

A Mermeleia de Cambuci concorreu na categoria “para acompanhar peixe” e foi a primeira geleia brasileira a conquistar uma premiação nessa prestigiada competição, o que encheu de orgulho e alegria o chileno Mauro Concha (37) e o brasileiro Thiago Henrique (33), criadores da marca que completou 4 anos no dia 1º de abril.

“Há tempos paquerávamos esse concurso, pois queríamos o retorno de uma competição de alto nível, e este ano decidimos nos inscrever”, conta Thiago.

“Ser uma empresa tão nova e pequena e já ter o reconhecimento internacional como o do Marmalade Awards, com seu júri rigoroso, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo na busca pela excelência”, completa Mauro.

A geleia de cambuci tem sabor acentuado, predominantemente cítrico, e textura cremosa, pois a fruta se desfaz durante o processo de cocção.

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Crédito: Tony Chen / Divulgação | #PraCegoVer: Foto com creme marrom em vidro transparente com rótulo transparente com logotipo da Mermeleia e texto “Cambuci” em branco, tampa envolta em papel bege e amarrado com cordão amarelo claro, frutas verdes, frutas verdes em potes de vidro transparente, tiras de madeira rústica e pedras cinza, árvores ao fundo.

No cardápio da Mermeleia desde junho do ano passado, são comercializados cerca de 150 potes mensais, o que corresponde a aproximadamente 10% da produção total da empresa.

“A categoria em que decidimos nos inscrever – acompanhar peixe – pedia um sabor cítrico, e decidimos enviar a de cambuci por harmonizar perfeitamente com qualquer pescado, e também por ser uma fruta brasileira, símbolo da cidade em que moramos”, explica Mauro.

A geleia pode ser adquirida em vários pontos de venda espalhados pelo país ou no site da marca por R$25,00.

O nome da fruta vem do tupi-guarani Kãmu-si, pote de cerâmica utilizado para beber água, cujo formato é bem semelhante à fruta, que também lembra um disco voador. De acordo com o site Árvores de São Paulo, “o fruto azedo, agridoce e de cheiro agradável era muito usado na culinária paulistana do século 19. Mas isto se perdeu conforme a cidade foi se tornando metrópole: as árvores foram desaparecendo e as receitas também”.

Porém, essa situação está mudando graças ao esforço de algumas entidades, como o Instituto Auá, fornecedor da Mermeleia, produtores e pesquisadores que enxergam no Cambuci, fruta que estava ameaçada de extinção, uma boa fonte de renda – um pé chega a produzir, em apenas um ano, 200kg da fruta que pode ser utilizada no preparado de doces, salgados e bebidas.

Pra acompanhar a Mermeleia, siga a marca no Facebook e no Instagram.

Fonte: Divulgação