Munido da experiência e do conhecimento do biólogo Jeferson Müller Timm, autor de um estudo singular sobre espécies que estão relatadas no livro a ser lançado “Primavera Fungi, Guia de Fungos do Sul do Brasil”, o Parador Hampel irá proporcionar no próximo domingo, dia 20 de maio, uma oficina sobre cogumelos em mata nativa e bosques de pinus.

A atividade é recomendada para estudantes, profissionais da gastronomia, apreciadores da natureza, atores da cadeia produtiva da região e curiosos em geral, que poderão explorar a área serrana munidos de orientação adequada sobre coleta e identificação das espécies.

notícia, gourmetice, parador hampel, chef, marcos livi, oficina, cogumelos, funghi, biólogo, jeferson müller tim

Crédito: Divulgação | #PraCegoVer: Foto com cogumelos bege, terra marrom, grama verde e árvores com folhas verdes ao fundo.

O projeto, explica o chef Marcos Livi, é uma idealização de longo prazo, com uma série de módulos e informações específicas sobre a cadeia sendo compartilhadas durante o ano, visando a educação para o mercado gastronômico e a sustentabilidade financeira dos moradores da região.

“A ideia é compartilhar conhecimento e trazer para a realidade dos moradores dos Campos de Cima da Serra informações sobre estas espécies encontradas muitas vezes no quintal de casa, com indicações sobre comestibilidade, locais de ocorrência e época do ano em que podem ser encontrados”, disse ele.

Outro objetivo de Livi é ajudar o biólogo a arrecadar fundos para a publicação do seu livro. Nesta quarta-feira, Timm anunciou em suas redes uma campanha de arrecadação coletiva. Para colaborar é muito fácil, basta acessar www.benfeitoria.com/primaverafungi e contribuir.

“O livro é uma publicação com conteúdo em formato inédito. Pela primeira vez o mundo dos fungos é apresentado na forma de guia fotográfico detalhado, com conteúdo técnico desenvolvido de forma didática e atrativa”, afirma Timm.

O tema místico, que gera interesse e curiosidade, é apresentado em mais de 400 fotografia, onde são abordadas 125 espécies de fungos em imagens detalhadas. A obra traz ainda um manual de coleta e uso na alimentação, receitas preparadas por chefs gaúchos, incluindo Marcos Livi, dicas e curiosidades.

“Um guia de consulta fácil e atrativo que promete ser um marco na popularização e conhecimento do reino funghi”, destacou.

Confira a programação:

9h30 – 10h: Recepção
10h30- 11h30: Introdução à biologia de fungos (aula teórica)
11h30 – 12h30: Caçada na mata nativa do Hampel
12h30 – 14h30: Almoço A Ferro e Fogo
14h30 – 16h: Caçada em bosques de pínus
16h – 16h30: Revisão das coletas, dúvidas e discussões
17h: Encerramento

Não há pré-requisitos ou habilidade especial, pessoas de todas as idades podem participar. Recomenda-se estar vestindo calçado e roupa confortável e adequada para incursão na floresta. O transporte da saída de campo será feito nos veículos dos participantes.

O evento “Cogumelos dos Campos de Cima da Serra: aprendendo a identificar e colher” com o biólogo Jeferson Müller Timm acontece no dia 20 de maio a partir das 9h30 e tem previsão de término às 17h. O
investimento de R$ 80,00 dá direito ao almoço no A Ferro e Fogo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio através do e-mail ou do telefone (54) 99692 9717.

Fonte: Divulgação