Comandado pela jornalista Bete Duarte e o chef Marcos Livi, o primeiro evento da série Literatura e Gastronomia do ano terá a presença de Luis Fernando e sua esposa, Lucia Verissimo, com apresentação musical especial de Pedro Verissimo.

No dia 12 de abril, quinta-feira, das 20h às 22h, o Instituto Ling promove o primeiro Literatura e Gastronomia do ano, com jantar inspirado na obra de dois dos maiores escritores gaúchos: Erico Verissimo e Luis Fernando Verissimo.

Concebido pela jornalista Bete Duarte, o projeto revisita obras literárias que servem de inspiração para a descoberta de sabores e para a releitura de cardápios, que ganham um toque de modernidade.

No Jantar Verissimos, o cardápio foi criado pelo chef Marcos Livi, que elaborou uma refeição em seis etapas, intercalando e mesclando ingredientes tradicionais da gastronomia gaúcha com elementos da cozinha internacional contemporânea.

notícia, gourmetice, chef, chefs, elton jance, marcos livi, jantar, luis fernando verissimo, erico verissimo, instituto ling, porto alegre, poa, bar, verissimo, são paulo, sp

Créditos: Adriana Franciosi / Divulgação | Chefs Elton Jance (residente do Veríssimo em SP) e Marcos Livi em evento do Senac | #PraCegoVer: Foto com homem com cabelos castanhos, braços cruzados, dólmã branca e calça jeans, homem com cabelo, barba e bigode castanhos e dólmã branca segurando cilindro de ferro amarelo que expele fogo em pedaço de carne com ossos e folhas verdes em panela com alças de cerâmica azul sobre bancada, fumaça, tela com a cena repetida e painel branco com logotipos em azul e vermelho ao fundo.

Os pratos serão harmonizados com vinhos da Guatambu – Estância do Vinho, além de cervejas artesanais.

A inspiração para o menu vem do universo literário dos escritores.

As narrativas de Erico Verissimo contam a história do Rio Grande do Sul e proporcionam um passeio pelos sabores gaúchos ao longo dos tempos. Em “O Tempo e o Vento”, pode-se observar desde a rusticidade da culinária campeira rio-grandense até o seu refinamento.

Luis Fernando Verissimo seguiu os passos do pai no fazer literário, destacando-se pela irreverência de seus textos e seus personagens ordinários e contemporâneos. Seu conhecimento gastronômico pode ser apreciado no ótimo “A mesa voadora”, entre outros escritos.

O Jantar Verissimos conta com o apoio da Guatambu – Estância do Vinho e Carne Certificada Hereford.

As inscrições podem ser feitas através do site ou diretamente no Instituto Ling, de segunda a sexta-feira das 10h30 às 22h, e aos sábados, das 10h30 às 20h. O valor do investimento é de R$ 220,00.

O Instituto Ling fica na Rua João Caetano nº 440, no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre/RS.

Sobre Bete Duarte

Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

Sobre Marcos Livi

Considerado um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, Marcos Livi começou no universo da gastronomia depois de um estágio no Grupo Accor Hotéis.

Na época, Livi era estudante de hotelaria e o emprego lhe permitiu desempenhar funções como estoquista, ajudante de cozinha, garçom, auxiliar de bar e até barman.

Depois da experiência, decidiu continuar na área de alimentos e bebidas.

Atualmente é sócio proprietário dos bares Veríssimo e Quintana, ambos em São Paulo, e que prestam homenagem aos autores brasileiros.

Fonte: Divulgação