O mestre assador Sebastião Nogueira e o músico e compositor Ernesto Fagundes são os convidados da primeira edição da nova fase do projeto.

Criado em 2015 pelo chef Marcos Livi para uma aula da Prazeres da Mesa em São Paulo, o projeto A Ferro e Fogo, que une técnica, experiência, rusticidade e muito amor e paixão pelo fogo e pela carne, já virou tradição aos domingos no Parador Hampel, sua pousada nos Campos de Cima da Serra.

notícia, gourmetice, parador hampel, são francisco de paula, são chico, rs, chef, marcos livi, gastronomia, cultura, churrasco, assado, fogo de chão

Chef Marcos Livi | Crédito: Divulgação | #pracegover: Fogo com homem de cabelos, bigode e barba castanhos com dólmã branco e avental azul marinho segurando espeto com guardanapo de tecido verde e pedaço de carne marrom, estrutura de metal, pessoas e casa de madeira amarelo claro com janelas marrons ao fundo.

Em São Francisco de Paula/RS, o evento tomou corpo no carnaval de 2017, quando reuniu cerca de 200 pessoas para o almoço.

Após mais de um ano de ações semanais, um novo objetivo: reunir talentos da gastronomia e da cultura de todo o Brasil para uma confraternização ao redor do fogo.

E nesse fim de semana, duas atrações especialíssimas já estão confirmadas: o mestre assador Sebastião Nogueira, de Bagé, e o músico e compositor tradicionalista Ernesto Fagundes.

Será uma grande oportunidade para presenciar a magia cênica e sensorial do tradicional A Ferro e Fogo.

A recepção começa pela mesa de boas-vindas ao ar livre, com Choripan (linguiça artesanal, chimichurri, tomate, cebola, cheiro verde servidos em uma pequena baguette feita pela equipe do Parador) e Caldinho de moranga cabotiã.

notícia, gourmetice, parador hampel, são francisco de paula, são chico, rs, chef, marcos livi, gastronomia, cultura, churrasco, assado, fogo de chão

Crédito: Divulgação | #pracegover: Foto com estrutura de metal com pedaços de carne marrons, panela laranja, legumes e frutas suspensos e apoiados, pedras, lenha, fumaça e cinza, gramado e árvores verdes, muro branco e homem de cabelos, bigode e cavanhaque pretos, camiseta e calça azul claro ao fundo.

Em seguida, já na cozinha do restaurante Ana Terra, a Estação Salada e Tostados, preparados com ingredientes frescos diretos da horta.

Entre as carnes, Costelão bovino e Leitão, assados lentamente na lenha por 8 horas, além de Cordeiro orgânico e Galeto al primo canto. Acompanhados de arroz de carreteiro, feijão campeiro, moranga caramelada, batata doce, aipim, folenta e farinha. De sobremesa, frutas assadas, pudim e ambrosia.

Para os próximos meses novas atrações já estão programadas, como: os chefs Alexandre Reolon, Zi Saldanha, Márcio Ávila, Romulo Morente, os Ogros Marcelo Neves e Guto Senra, além do músico Alemão Ronaldo.

Para participar do almoço, é necessário garantir reserva pelos telefones (54) 3244 3655 ou (54) 3244 1363, ou através do site www.paradorhampel.com.

E não esqueça, na mochila, além da fome, roupas confortáveis, repelente e tênis para desfrutar dos mais de 21 hectares de mata nativa que o espaço oferece.

Fonte: Divulgação