O C6 chega ao Mercado de Pinheiros em São Paulo em um espaço casual e criativo que une hambúrgueres e cervejas artesanais em um ambiente descontraído.

Depois da verdadeira pizza napoletana invadir a hora do almoço de um dos espaços mais democráticos de São Paulo, o Mercado Municipal de Pinheiros, os chefs Marcos Livi e Gil Guimarães trazem agora o C6, uma hamburgueria onde o carvão e a lenha são os protagonistas, tanto na decoração, como no preparo das receitas.

Exemplo disso é o pão grafite, uma das novidades da casa. Feito com carvão ativado e fermentação natural, é finalizado na parrilla que junto ao “arquivo”, uma espécie de caixa vermelha com vários compartimentos que grelha, assa e defuma as carnes, estão visíveis junto ao balcão de atendimento.

notícia, gourmetice, c6, burger, hamburguer, cerveja artesanal, chef, marcos livi, gil guimarães, mercado municipal, pinheiros, são paulo, sp, pão, grafite, carvão

Créditos: Luna Garcia / Divulgação | #pracegover: Foto com mãos segurando pão de massa rústica cinza com pedaços de carne marrons, fatias de abacate verde claro, pedaços de tomate vermelho, creme branco e folhas de coentro verde, bancada marrom ao fundo.

De lá saem produtos que formam as entradas, saladas e sanduíches, além dos burgers de carne, que têm origem e procedência no gado Hereford, raça de origem britânica criada a pasto até o abate no Bioma Pampa Gaúcho e mundialmente conhecida por proporcionar marmoreio, suculência, maciez e sabor.

Para garantir o frescor, a carne é mantida sempre a 4º e moída somente momentos antes de ir para a parrilla.

Seguindo a informalidade da Napoli Centrale, no C6 o cliente faz o pedido no caixa, retira a bebida e aguarda em mesas compartilhadas.

notícia, gourmetice, c6, burger, hamburguer, cerveja artesanal, chef, marcos livi, gil guimarães, mercado municipal, pinheiros, são paulo, sp

Crédito: Divulgação | #pracegover: Foto com mesas com estrutura de metal preto e tampo de madeira bege com caixas retangulares vermelhas, potes de plástico com rótulos e tampas pretas, cremes vermelhos e amarelos e guardanapos de papel branco dobrados, bancos com assentos marrons, luminárias de metal marrom e verde presas a teto em material rústico bege, balcão de madeira com proteção verde, parede com grade em metal preto, arquivo de metal vermelho, parede de metal com torneiras, parede de metal cinza ao fundo.

A originalidade e a exclusividade dos ingredientes são a força do cardápio. Nas entradas, a Árvore de Chips (mix de batata doce, banana da terra, inhame e mandioca) é exemplo de técnica e simplicidade.

notícia, gourmetice, c6, burger, hamburguer, cerveja artesanal, chef, marcos livi, gil guimarães, mercado municipal, pinheiros, são paulo, sp, pão, grafite, carvão

Crédito: Divulgação | #pracegover: Árvores de metal marrom, verde e preto com chips de banana e túberculos amarelos presos em seus galhos, sobre balcão de vidro, arquivo de metal vermelho e parede branca ao fundo.

No “arquivo”, o Brisket, feito com o granito de peito Hereford temperado com dry rub, é defumado e depois é servido com pão brioche, picles de pepino, hortaliças, mostarda de butiá e aioli.

notícia, gourmetice, c6, burger, hamburguer, cerveja artesanal, chef, marcos livi, gil guimarães, mercado municipal, pinheiros, são paulo, sp, brisket, carne, certificada, hereford

Créditos: Luna Garcia / Divulgação | #pracegover: Foto com tiras de carne marrom com marcas camada de gordura amarelo claro e marcas roxas e pretas, bowl redondo de vidro transparente com creme branco, fatias finas de beterraba roxa, fatias de cenoura laranja com marcas de tostado pretas, fatias de pepino verde, bowl redondo de vidro transparente com creme laranja em prato em formato de folha de cerâmica verde, garfo e faca de metal, pães amarelo claro com marcas de tostado marrons sobre tábua de madeira rústica marrom, folha de papel marrom claro com logotipo do C6 e textos em preto, bancada de madeira amarelo claro ao fundo.

Já na chapa, a seção “Puro Amasso” traz o Onion Burger, um hambúrguer de 100g prensado com muita pressão. Nele, adiciona-se cebola crua que, ao virar na chapa, doura e absorve o suco da carne, enquanto isso o queijo é derretido lentamente em um pão de hambúrguer clássico ao estilo americano desenvolvido pelos chefs.

notícia, gourmetice, c6, burger, hamburguer, cerveja artesanal, chef, marcos livi, gil guimarães, mercado municipal, pinheiros, são paulo, sp, onion

Créditos: Luna Garcia / Divulgação | #pracegover: Foto com mãos segurando hambúrguer com pão bege com marcas de tostado marrons, rodelas de cebola bege, bife de carne marrom, queijo amarelo claro derretido, bandeja de metal e bancada marrom ao fundo.

No calor da parrilla, é preparado o Carbon Burger, onde destacam-se o pão de brioche da casa, o blend de 180g, o queijo colonial de São Lourenço/RS, o bacon (extraído da barriga do porco em Viçosa/MG) com redução de vinagre de vinho tinto colonial, o tomate chamuscado e a maionese de cren.

Para adoçar, as opções vêm nas verrines como Cheesecake de Frutas Vermelhas e Brownie de Chocolate.

Mas quem pensa que os dois são novatos no ramo se engana. Livi começou sua vida fazendo Xis no trailer da família, no Xis da Dona Laura, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Guimarães é o criador do Parrilla Burguer, casa premiada em Brasília/DF. Juntos, eles têm 50 anos de restaurante e muito amor pelo que fazem.

“Carregamos para o C6 nossa vivência, nossa história e nossas origens”, destaca Livi. “Aqui, além da carne, os legumes e as raízes também são valorizados, e dão leveza ao cardápio com sabor e textura de comida de verdade”, completa Guimarães.

Uma parede com 7 torneiras de cerveja artesanal estará disponível para a apreciação de todos mediante sistema Pour My Beer, um autosserviço com cartões pré-carregados no caixa.

O próprio cliente pode servir-se em cada torneira um estilo de cerveja, com assessoria da Somellier Carolina Oda. “Nossa ideia é trazer cervejas locais e sazonais”, explica Carol.

Uma das torneiras será dedica à Gin Tônica. Já o Clássico Boulevar C6 e o Robusto vêm engarrafados. Esse último de autoria do Barman Marcelo Serrano, responsável pelos drinks. “Um drink leve, aromático e descontraído, a cara do C6 e perfeito para o verão”, afirma Serrano.

A paixão dos chefs pelo fogo e seus elementos ainda pode ser notada em toda a decoração. O teto é feito de madeira natural, composto por mais de 20 mil achas.

Outro destaque é a parede de gabião preenchida com carvão, que de forma inusitada novamente resgata o elemento base para o fogo.

O conceito do projeto de interiores foi desenvolvido pela Feel Studio, dos arquitetos gaúchos Alexandre Rodrigues e Bruno Ferreira.

O C6 fica na Rua Pedro Cristi, nos boxes 78, 79 e 80 do Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo/SP, e funciona de segunda a sábado das 10h às 20h. Os preços dos hambúrgueres e dos sanduíches variam de R$ 15,00 a R$ 29,00.

Fonte: Divulgação