Co-proprietário da marca Denis Dubourdieu Domaines, o francês Jean-Jacques Dubourdieu estará em Gramado no dia 1º de julho.

Participando do Festival de Fondue do Hotel Saint Andrews, ele irá proporcionar uma degustação comentada de alguns dos principais vinhos de sua família, da região de Bordeaux, célebre região vinícola da França.

Entre os dias 30 de junho e 02 de julho, o Hotel Saint Andrews sediará o tradicional Festival de Fondue, que abre a temporada de inverno na Serra Gaúcha. Durante esses três dias, o Chef André Soares irá preparar o melhor fondue do Brasil aos hóspedes. Esse ano, a novidade do Festival é a participação de Jean-Jacques Dubourdieu, contando a história da vinícola e explicando detalhadamente os seus rótulos.

Os vinhos degustados serão:

Château Reynon Sauvignon Blanc

Vinho branco elaborado com 100% Sauvignon Blanc, na AOC Bordeaux. Apresenta cor palha verdeal com aromas de frutas brancas como pêssego, notas minerais e empireumáticas, vindas do estágio sobre as borras. No paladar é seco, complexo, frutado e mineral, com destacada acidez.

notícia, gourmetice, vinho, chateau, sauvignon, blanc, jean-jacques dubourdieu, denis, domaines, dubourdieu, francês, festival, fondue, hotel, saint andrews, gramado, serra gaúcha, rs

Château Reynon Sauvignon Blanc | Crédito: Divulgação | #pracegover: Foto com taças de vidro transparente com bebidas translúcidas amarelo escuro, garrafa de vidro com rótulo branco com texto “2009” em marrom, imagem de construção antiga em marrom, texto “Château Reynon – Sauvignon Blanc Bordeaux” em verde, texto “Denis Dubourdieu” em marrom, garrafa de vidro marrom com rótulo branco e laranja.

Château Haura

Vinho tinto, elaborado em Graves, que apresenta todas as características de um clássico da margem esquerda de Bordeaux, nos quais o frescor de taninos e o sabor defumado da Cabernet Sauvignon (55%) são combinados com a suavidade da Merlot (45%). Amadurece por 12 meses em barricas de carvalho, sendo 30% novas. As safras 2009, 2010 e 2012 têm 90 pontos na Wine Spectator; a safra 2015 recebeu 90-92 no Robert Parker.

Le Rosé de Floridene

Vinho rosé elaborado com as uvas Merlot (75%), Cabernet Sauvignon (24%) e Cabernet Franc (1%), em Graves, Bordeaux. Permanece de 5-6 meses em contato com as borras antes do engarrafamento. Apresenta intenso aroma de groselha, maracujá e morango e no paladar é seco, saboroso e refrescante.

notícia, gourmetice, vinho, rosé, le rosé de floridene, jean-jacques dubourdieu, denis, domaines, dubourdieu, francês, festival, fondue, hotel, saint andrews, gramado, serra gaúcha, rs

Le Rosé de Floridene | Crédito: Divulgação | #pracegover: Foto com garrafa de vidro transparente com bebida translúcida rosa, rótulo branco com imagem de barco a vela em cinza, textos “Le Rosé de Floridene” em rosa, textos “Bordeaux Rosé”, “2009” e “Denis & Florence Dubourdieu” em cinza, taça de vidro transparente com bebida translúcida rosa, fundo rosa.

Château Doisy Daëne Sauternes

Elaborado pela Denis Dubourdieu Domaines com as uvas Sémillon (95%) e Sauvignon Blanc (5%) de vinhas com idade média de 40 anos. Apresenta aromas de frutas, mel e minerais concentrados pela botrytis cinerea. No paladar é doce, elegante, puro e equilibrado. A fermentação alcoólica ocorre em barricas de carvalho, onde permanece em amadurecimento por 10 meses. O vinho é transferido para tanques de aço inox e estagia 9 meses antes do seu engarrafamento.

O Hotel Saint Andrews fica na Rua das Flores nº 171, no Vale do Bosque, em Gramado/RS.

Para maiores informações sobre o evento, entre em contato através do fone (54) 3295 7700.

Sobre Jean-Jacques Dubourdieu

notícia, gourmetice, vinho, jean-jacques dubourdieu, denis, domaines, dubourdieu, francês, festival, fondue, hotel, saint andrews, gramado, serra gaúcha, rs

Jean-Jacques Dubourdieu | Crédito: Divulgação | #pracegover: Foto em preto-e-branco com homem com cabelos compridos, barba e bigode, com camisa branca com listras pretas, árvores ao fundo.

Jean-Jacques Dubourdieu, filho do famoso enólogo Denis Dubourdieu, atua na empresa desde 2006 e, com o falecimento do pai, em 2016, assumiu, juntamente com seu irmão Fabrice, o comando das cinco propriedades da família: o Château Doisy-Daëne, um cru classé na região de Sauternes/Barsac, herança do avô paterno de Jean-Jacques; o Château Cantegril, um Cru Bourgeois em Barsac, de seu bisavô paterno; o Château Reynon, que era do avô materno; o Clos Floridene, que reúne os melhores solos para vinicultura na região de Graves; e o Château Haura, arrendado em 2002.

Ainda em 2016, foi eleito Homem do Ano pela revista inglesa Decanter.

Além disso, o francês é formado em enologia pela Université de Bordeaux e responsável por divulgar os vinhos da Domaine pelo mundo.

Para saber mais sobre a Denis Dubourdieu Domaines, acesse www.denisdubourdieu.fr.

Sobre o Hotel Saint Andrews

O Hotel Saint Andrews é o único hotel de montanha do país que é membro da Relais & Châteaux, associação que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo.

Dispõe de 11 suítes apenas, com capacidade para 22 hóspedes privilegiados.

Foi premiado por diversos órgãos especializados, como o World Travel Awards, considerado o maior prêmio do turismo mundial.

Além disso, seu restaurante, o Primrose, tem o pêmio da WineSpectator – revista americana especializada em vinhos – como um dos restaurantes com a melhor carta de vinhos do mundo.

Para saber mais sobre o Hotel Saint Andrews, visite www.saintandrews.com.br.

Fonte: Divulgação