Chegaram à cozinha do Gourmetice duas geleias da Mermeleia: de Banana com Rum, e de Cebola Roxa com Cabernet Sauvignon.

glossário, gourmetice, mermeleia, geleia, artesanal, 100% natural, natural, banana, rum, cebola roxa, vinho, cabernet sauvignon

#pracegover: Foto com pote de vidro com geleia na cor marrom claro, rótulo transparente com textos “Mermeleia”, “Geleia caseira 100% natural” e “Banana com rum” em preto, tampa envolta em papel pardo com texto “BANANA RUM” em preto, e amarrado com cisal, pote de vidro com geleia na cor bordô, rótulo transparente com textos “Mermeleia”, “Geleia caseira 100% natural” e “Cebola roxa com Cabernet Sauvignon” em branco, colher em metal, fatia de pão com geleia na cor bordô, duas fatias de pão empilhadas, sobre tábua em madeira clara, bancada em madeira clara ao fundo.

glossário, gourmetice, mermeleia, geleia, artesanal, 100% natural, natural, banana, rum, cebola roxa, vinho, cabernet sauvignon

#pracegover: Foto com pote de vidro com geleia na cor marrom claro, rótulo transparente com textos “Mermeleia”, “Geleia caseira 100% natural” e “Banana com rum” em preto, tampa envolta em papel pardo e amarrado com cisal, pote de vidro com geleia na cor bordô, rótulo transparente com textos “Mermeleia”, “Geleia caseira 100% natural” e “Cebola roxa com Cabernet Sauvignon” em branco, fatia de pão com geleia na cor bordô, duas fatias de pão empilhadas, sobre tábua em madeira clara, bancada em madeira clara ao fundo.

A geleia de cebola roxa com vinho tem o sabor bem agridoce com destaque pra textura das fatias de cebola bem presente. Já a de banana com rum, por incrível que pareça – porque o sabor da banana costuma sempre se sobressair – tem o gosto do rum bem marcante e uma consistência menos “pedaçuda” e mais homogênea e cremosa. Ambas são muito gostosas, perfeitas pra dar um “up” em simples pãozinho – como na foto – ou em uma tábua com pães, frios e queijos.

Dei uma boa olhada nas opções de geleias que eles produzem e já estou de olho nas de Alho Negro e de Cerveja IPA!

A Mermeleia possui mais de 70 sabores que combinam frutas, legumes, especiarias, ervas e bebidas alcoólicas. Tanto a produção como o sabor das geleias variam de acordo com a sazonalidade e a safra das frutas.

As geleias da Mermeleia podem ser encontradas em alguns pontos de venda em São Paulo: A Queijaria, ​S Simplesmente, Le Marché e Caffé Pascucci, entre tantos outros revendedores. E também podem ser adquiridas pelo site www.mermeleia.com.br.

Sobre a Mermeleia

glossário, gourmetice, mermeleia, geleia, artesanal, 100% natural, natural, banana, rum, cebola roxa, vinho, cabernet sauvignon

Logo da Mermeleia com textos “Mermeleia”e “Geleia caseira 100% natural” em preto.

O chileno Mauro Concha e o brasileiro Thiago Henrique decidiram apostar e focar na Mermeleia em 1o de abril de 2014 e hoje, quase dois anos depois, já comercializam uma média de 1.000 potes de 250g de geleias artesanais por mês. Sem contar as minigeleias para chás de cozinha, lembrancinha de casamentos, chás de bebês, festas de aniversário etc. O nome? Vem da mistura de “mermelada” (geleia, no Chile) e geleia.

Especialistas em geleias – da pesquisa de ingredientes, tanto no Brasil quanto no exterior à elaboração dos produtos – Mauro e Thiago já criaram geleias com morango com chia, maçã com canela, frutas vermelhas, ou exótico como carambola com pimenta rosa, pêra com Amaretto e chá verde com alecrim. E tem também Vodka com Mérken (condimento picante com toque defumado originário da cozinha dos índios chilenos nativos), criada especialmente para o Dia dos Pais.

glossário, gourmetice, mermeleia, geleia, artesanal, 100% natural, natural, banana, rum, cebola roxa, vinho, cabernet sauvignon

Mauro Concha e Thiago Henrique | Crédito: Divulgação | #pracegover: Foto com dois homens sorridentes de barba e bigode, camisetas brancas e aventais xadrezes de azul marinho e azul claro, um deles segurando pote de vidro com geleia na cor laranja, mesa com potes de vidros com geleias na cor marrom, árvore, vitrine de loja, bicicleta e calçada ao fundo.

Quem pensa que é só juntar frutas com açúcar e colocar no fogo que o resultado vai ser uma bela geleia está muito enganado. Mauro ressalta que é preciso estar atento ao pH (acidez), ponto, textura, cor, presença de frutas, quantidade de açúcar (que depende, entre outros aspectos, da água contida nos ingredientes) e intensidade da chama que vai cozinhar a mistura. E ainda avisa “existe uma receita, porém a maneira com que temos de lidar com as frutas a cada semana, por não serem iguais às utilizadas anteriormente, é sempre diferente”.

A produção acontece artesanalmente, mas de maneira profissional. “Utilizamos diversos instrumentos e equipamentos para garantir a qualidade de cada pote de Mermeleia que produzimos”, explica Thiago.