Fui ao Restaurante Takêdo experimentar a famosa Degustação Oriental deles e agora eu conto como foi essa food experience!

Logo na chegada dá pra perceber que o Takêdo é daqueles lugares bacanas, com uma decoração bonita e com ambientes amplos pra ir com uma turma de amigos e outros mais tranquilos pra um jantar a dois.

#pracegover: Foto da fachada com o logo do restaurante com algumas plantas e parede em madeira. Foto de um dos ambientes do restaurntes com mesas na cor preta, e cadeiras na cor branca, com parede ao fundo com o desenho de um peixe na cor preta. Foto de outro ambiente do restaurante com mesas e balcão do bar, com parede branca ao fundo.

Depois de o maître ter apresentado como funciona a Degustação Oriental, os primeiros acompanhamentos – os “hot” – já começaram a chegar à mesa: Filadélfia (salmão, cream cheese e cebolinha), Shakê Couve (salmão, cream cheese e couve desidratada), Furacão (salmão, cream cheese, molho tarê e massa panko) e Yka (lula empanada, salmão, cream cheese e molho tarê).

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, hot sushi, filadélfia, shake couve, yka, furacão, panko, cream cheese, molho, tarê

#pracegover: Foto com dois Hot Filadélfia com cebolinha sobre eles, dois Shakê Couve envoltos com alga empanada e com couve desidradata sobre eles, dois Yka e dois Furacão, ambos com molho tarê sobre eles, em prato de cerâmica preta, hashis com a embalagem com o logo do restaurante Takêdo e recipiente para molho shoyu ao fundo.

Depois chegou a vez dos canapés: de atum crocante, e de tartare de salmão sobre tempurá de shissô (hortelã japonesa).

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, canapé, atum, tartare, salmão, shissô

#pracegover: Foto com dois canapés com atum crocante com cebolinha, rabanete ralado, e um canapé de tempurá de shissô com tartare de salmão sobre ele, recipiente para molho shoyu ao fundo.

Foram servidos o Maracujá Ball (camarão, polvo, lula, creme de frutos do mar, cream cheese e suco de maracujá) e um ceviche de frutos do mar (peixe branco, polvo, camarão, cebola, suco de limão e coentro).

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, maracujá ball, frutos do mar, camarão, cream cheese

#pracegover: Foto com metade de um maracujá com creme de frutos do mar e cream cheese em bowl branco, hashis e recipiente para molho shoyu ao fundo, sobre esteira preta.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, ceviche, peixe branco, linguado, frutos do mar, camarão, coentro, limão

#pracegover: Foto com taça com ceviche de frutos do mar, cebola, e pimenta vermelha e coentro picados.

Então chegou a hora de ir até o buffet e experimentar um pouco dos sete pratos quentes: salmão grelhado, atum crostado, risoto de frutos do mar, peixe branco empanado com molho especial, cogumelo shimeji, polvo grelhado e yakissoba de camarão.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, atum crostado, salmão grelhado, peixe branco empanado com molho especial, cogumelos shimeji, polvo grelhado, yakissoba de camarão, risoto de frutos do mar

#pracegover: Foto com barco de sushi na cor preta, com salmão grelhado e cebolinha, atum crostado com molho tarê e gergelim, peixe branco empanado com molho especial, risoto de frutos do mar, cogumelo shimeji, polvo grelhado, e yakissoba de camarão, hashis sobre recipiente para molho shoyu, em esteira preta.

E os mais de 35 tipos de sushi, entre niguiris, jyos, uramakis, hossomakis e sashimis.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, jyo, gunkan, salmão, atum

#pracegover: Foto com vários jyos enrolados com salmão e atum ralado sobre eles em prato de porcelana branca, com vários jyos de salmão ao fundo.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, brócolis, salmão, molho, tarê

#pracegover: Foto com vários brócolis envoltos em salmão flambado e molho tarê em prato de porcelana branca.

#pracegover: Foto com vários jyos enrolados com salmão e ovas pretas sobre eles em prato de porcelana branca.

#pracegover: Foto com vários jyos enrolados com salmão e ovas pretas sobre eles em prato de porcelana branca.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, niguiri, salmão, cebolinha, molho, tarê, skin

#pracegover: Foto com vários niguiris de salmão com molho tarê e cebolinha em prato de porcelana branca, com vários niguiris skin ao fundo.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, cubo, atum, molho, tarê, cebolinha

#pracegover: Foto com vários cubos de atum selado com molho tarê e cebolinha sobre folha de salada verde, fatias de pepino, em prato de porcelana branca.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sashimi, salmão selado, atum selado, polvo, peixe branco, atum e salmão

#pracegover: Foto com balcão de buffet com sashimis de salmão selado e molho tarê, atum selado e molho tarê, polvo, peixe branco, atum e salmão, todos sobre folhas de salada verde, com fatias de pepino, em pratos de porcelana branca, sobre gelos e tempero verde.

review, gourmetice, takêdo, porto alegre, poa, restaurante, culinária japonesa, japonês, sushi, barco, sashimi, atum, salmão, peixe branco, tarê, cebolinha

#pracegover: Foto com barco de sushi na cor preta, com sushis e sashimis de atum, peixe branco e salmão, sobre esteira preta.

O canapé de atum crocante veio com a massa bem levinha e o toque de foies gras quase passou despercebido visualmente mas serviu pra unir todos os sabores do prato. O salmão do tartare estava muito saboroso e a hortelã empanada, crispy e sequinha.

Hot é hot, né? Eu costumo falar que eles são as “comfort foods” japonesas e todos vieram realmente sensacionais. O Filadélfia e o Yka estavam bem cremosos enquanto que o Shake Couve e o Furacão, bem crocantes. Se for pra escolher um deles como preferido, fico com o Furacão que veio bem temperado e com a massa bem levinha.

O Maracujá Ball estava bem cremoso, com os frutos do mar bem tenros e com um sabor agridoce que ficou por um bom tempo na boca. O ceviche de frutos do mar estava cítrico na medida e o coentro não estava muito presente, o que é bom pra mim que não vou muito com a cara dele.

Dos pratos quentes que eu experimentei, os que mais chamaram a minha atenção foram o salmão e o polvo grelhados que tinham um sabor bem presente de defumado e estavam na textura certa, o peixe branco empanado e o seu molho levemente apimentado, e o risoto de frutos do mar que estava com o camarão cozido bem al dente.

Entre os sushis, tu não pode deixar de experimentar o sushimono flambado com camarão, shimeji, haddock, cream cheese, molhos tarê e agridoce; o niguiri de atum com shimeji trufado; os cubos de atum, castanha de caju, molho tarê, gergelim e cebolinha; o sashimi de linguado com raspas de limão siciliano, azeite de oliva e flor de sal; o jyo de salmão spicy com Sriracha; e o Shakê brócolis, com salmão flambado, brócolis e cream cheese. Só provando mesmo pra sentir todas essas misturas de sabores!

Não posso deixar de comentar sobre o serviço impecável e destacar o atendimento do maître Sidnei que explicou pacientemente sobre todos os pratos e os acompanhamentos da degustação demonstrando ter uma memória inacreditável.

Além da Degustação Oriental, também são servidos pratos à la carte. Os valores da degustação são R$ 127,00 (feminino) e R$ 137,00 (masculino). E eles também têm uma bela carta de vinhos, espumantes e drinks.

Se eu vou voltar ao Takêdo? Tô contando os minutos pra acontecer!

Restaurante Takêdo
Rua Carvalho Monteiro, 397
Bela Vista – Porto Alegre/RS (Ver no mapa)
Fone: (51) 3388 5097
Horário de funcionamento: De segunda a sábado das 19h às 0h
Opções de pratos vegetarianos e sem lactose, aceita reservas
Aceita Visa, Mastercard, Maestro, Alelo, Amex, Sodexo
www.takedo.com.br / @takedorestaurante