Já tinha almoçado várias vezes no Sharin mas dessa vez a experiência foi diferente: fui especialmente recebido pelo chef Alexandre Sharin que conseguiu tirar um tempinho pra explicar mais sobre o restaurante e os pratos servidos.

Ao chegar no lugar tu já é automaticamente teletransportado pra Índia, são budas, ganeshas e vários elementos característicos da arquitetura do país que te dão as boas-vindas com um tranquilo “namastê” (“olá” em indiano).

review, gourmetice, restaurante, sharin, indiano, porto alegre, poa

O menu da casa conta com pratos preparados à base de frutos do mar, frango, pato, carne e cordeiro, e ainda oferece opções de pratos vegetarianos. E se tu ainda não está muito familiarizado com os sabores indianos, fica tranquilo porque nele existem indicações sobre os pratos, que vão de pouco a muito apimentado, sem lactose e sem glúten.

O almoço começou com a chegada do couvert indiano à mesa. Foram servidos o tradicional pão indiano feito de farinha e iogurte assado no forno tandoor, os chutneys e as raitas – os sabores variam todos os dias – e os kebabs – ovos de codorna envoltos em carne moída de cordeiro temperados com páprica e hortelã.

review, gourmetice, restaurante, sharin, indiano, porto alegre, poa

Couvert indiano

Os chutneys do dia eram de maçã com açúcar mascavo, canela e cravo; banana com coco; e melão com vinagre de arroz. As raitas eram de beringela assada no forno indiano com semente de mostarda; de ervas finas, com coentro, karipata e outras ervas; e de Curry Panang, com curry em pasta à base de curry, alho e pimenta vermelha.

O prato principal foi o Jhinga Byriani, um curry de camarão temperado com folhas de karipata, cebola, gengibre, tomate e especiarias, acompanhado de arroz basmati.

review, gourmetice, restaurante, sharin, indiano, porto alegre, poa

Jhinga Byriani

Pra beber, escolhi o lassi tradicional da casa, feito com iogurte, cardamomo, suco de limão e água de rosas.

review, gourmetice, restaurante, sharin, indiano, porto alegre, poa

Jhinga Byriani e lassi tradicional

Como o Sharin faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, ao provar um dos pratos que fazem parte da ação – o Jhing Byriani ou a sequência de pratos em quatro tempos – tu ganha uma cerâmica pintada à mão pra levar pra casa.

review, gourmetice, restaurante, sharin, indiano, porto alegre, poa

Cerâmica da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança

De sobremesa foi servido o Gulab Jamon, bolinhas de leite reduzidas e embebidas em calda de cardamomo com água de rosas.

review, gourmetice, restaurante, sharin, indiano, porto alegre, poa

Gulab Jamon

Eu sou suspeito pra falar mas o couvert é tão bom e farto que o meu almoço já podia ter parado por ali. O pão indiano chegou quentinho e os acompanhamentos estavam demais! O melhor chutney foi o de banana com coco, e as raitas, de beringela assada e de ervas finas.

Chegou o Jhinga Byriani e então eu agradeci pelo almoço não ter ficado só no couvert. O aroma e a apresentação do prato já me conquistaram. Na primeira garfada veio aquele sabor marcante do curry, depois percebi que os camarões estavam no ponto e combinavam perfeitamente com o cítrico da karipata. Não sou muito de coentro, ele estava lá, claro, mas não atrapalhou em nada no prato.

O lassi e o Gulab Jamon ajudaram a “acalmar” o paladar, o primeiro pela refrescância e o segundo pela “confusão” boa que provoca nos sentidos, eu realmente tive a sensação de provar o doce também pelo nariz por causa do perfume da água de rosas.

Antes de ir embora dos lugares que gosto – e eu gosto muito do Sharin! – já dou mais uma olhada no cardápio pra ficar pensando no que comer na próxima visita. Então fiquei de olho nas samosas como entrada, no Chicken Tikka Massala como prato principal e um tempurá de sorvete pra finalizar (e dar uma aliviada na pimenta)!

Restaurante Sharin
R. Felipe Neri, 332 – Auxiliadora
Porto Alegre/RS (Ver no mapa)
Fone: (51) 3333 8596
Horários de funcionamento: De segunda a sábado das 11h30 às 14h30 e das 19h30 às 23h45
Opções de pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e sem lactose, aceita reservas, espaço pet-friendly
Aceita Visa, Mastercard, Banricompras, Elo, Amex, Sodexo e Ticket Restaurante
www.sharin.com.br