O Acampamento Farroupilha, realizado anualmente em Porto Alegre, é uma das maiores expressões e manifestações culturais da tradição gaúcha.

Pessoas vindas de diversos lugares do RS e também de fora dele vão até lá para vivenciar momentos únicos com a gastronomia gaúcha que tem no churrasco o seu maior ícone de autenticidade e sabor, e que possui uma riqueza inigualável, fruto da miscigenação multicultural dos povos indígenas, espanhóis, portugueses, italianos, alemães, poloneses, entre outros.

notícia, gourmetice, festival comida de galpão, cozinheiros no galpão, semana farroupilha, churrasco, churrasqueira, gaúcho, porto alegre, poa

Crédito: Clarice Chwartzmann

Diante do sonho de ter um piquete no Parque Harmonia para disseminar a cultura do churrasco e do projeto de uma mulher à frente de uma churrasqueira, Clarice Chawrtzmann, conhecida no Brasil como “A Churrasqueira”, identificou a oportunidade de reunir alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul para que juntos proporcionem uma experiência gastronômica inesquecível.

De uma parceria entre A Churrasqueira e a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, nasceu o Festival Comida de Galpão, uma plataforma itinerante que será lançada em Porto Alegre durante os dias 8 e 20 de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, e integrará a programação oficial do Acampamento Farroupilha e do Galpão da Hospitalidade.

“O Acampamento Farroupilha é uma celebração tão única e especial, que todos devem conhecer. E agora, com o Festival Comida de Galpão, queremos reunir diferentes públicos e propostas para que as pessoas possam sentir e viver este lugar que diz tanto sobre a nossa memória afetiva”, destaca Clarice.

As atividades serão realizadas no Galpão da Hospitalidade, localizado no Acampamento Farroupilha, com o objetivo de provocar a participação e envolvimento de novos públicos para este local tão único e original. Nesta primeira edição, estão previstas cinco atividades com diferentes convidados e propostas, reunindo profissionais da área gastronômica que serão desafiados a criar cardápios usando diferentes fogos e preparos, mas sempre buscando a simplicidade e a autenticidade da comida do campo, de galpão, da nossa origem.

E para encerrar, no dia 20 de setembro, dia mais emblemático da Revolução Farroupilha, o Festival irá reunir alguns dos mais criativos cozinheiros da cidade, para criar e servir comidas típicas gaúchas com uma leitura contemporânea, mas bem no espírito galpão e comida de rua. A entrada é gratuita e cada prato custa R$20,00.

Quem é Clarice Chwartzmann?

notícia, gourmetice, festival comida de galpão, cozinheiros no galpão, semana farroupilha, churrasco, churrasqueira, gaúcho, porto alegre, poa

Crédito: Divulgação

Inspirada pela cultura gaúcha e a tradição familiar, a chef Clarice Chwartzmann aproxima as mulheres dos prazeres e da gastronomia do fogo em cursos, palestras e eventos comandados por ela desde 2014 a frente do projeto A Churrasqueira. Ela ensina desde como preparar o fogo até como conseguir o ponto certo de cada carne. A iniciativa foi ganhando adeptas pelo país e a cultura do churrasco se enriqueceu com a diversidade. Por ela, já passaram cerca de 600 churrasqueiras. Foi uma das churrasqueiras do evento A Ferro e Fogo, na programação da Semana Mesa SP 2015. É membro do festival Churrascada e Embaixadora da Carne Certificada Hereford e da Coca-Cola. Já comandou o Festival nacional Gastronômade Brasil etapa RS e coleciona participações em programas de TV, como MasterChef Brasil (Band), Saia Justa (GNT), Mais Você (Globo), Programa Hora do Faro (Record) e BBQ Brasil (SBT).

Os chefs convidados para os jantares são: Arika Messa (uma das finalistas da primeira temporada do programa The Taste Brasil do GNT e chef consultora), Nati Tussi (chef no Rambla), Carlos Kristensen (chef no Hashi Art Cousine) e Rodrigo Bellora (chef no Valle Rustico).

Entre os chefs que cozinharão durante o dia 20 de setembro no Cozinheiros no Galpão estão: Gabriela Zilio, Allan Santos, Simara Garcia, Ramiro Saldanha, Raphael Dittrich, Glauber Santos Ferreira, Charles Rodrigo Mendes, Aky’re Moura de Souza, Zuleica Corrêa, Israel Bertamoni, Tiago Venturella Both, Marilia Fernandes, Franciele Garzella e Graciela Martins.

Confira a programação:

08/09: Jantar com Arika Messa e Nati Tussi
13/09: Jantar com Carlos Kristensen e Rodrigo Bellora
14/09: Curso de Churrasco para Mulheres
16/09: Almoço
20/09: Cozinheiros no Galpão (Ver evento).

Fonte: Divulgação