Escolhi um finalzinho de tarde de uma segunda-feira pra ir conhecer o café servido no Aquavit, que fica no bairro da Cidade Baixa em Porto Alegre.

review-gourmetice-aquavit-restaurante-cafe-da-tarde-05

O ambiente é bastante agradável e descolado, perfeito pra marcar uma reunião de trabalho ou um bate-papo com os amigos. A Wi-fi é liberada e todas as mesas têm tomadas pra carregar o celular ou o notebook.

review-gourmetice-aquavit-restaurante-cafe-da-tarde-04

No período da tarde – de segunda a sábado, das 15h às 20h – o espaço é todo “friendly”, tu pode ir de bike e estacioná-la tranquilamente em frente ao restaurante ou então curtir um bom café na companhia do teu pet.

Depois de dar uma olhada no cardápio, escolhi: uma quiche de alho poró, uma banoffee e um chocolate quente com menta.

A quiche veio quentinha, e tanto a massa quanto o recheio estavam leves e saborosos.

review, gourmetice, restaurante, aquavit, cidade baixa, porto alegre, café, quiche

Quiche de alho poró

A massa da banoffee também estava bem leve, derretendo na boca mesmo, e a banana e o doce de leite estavam na medida certa, sem deixar a torta doce demais.

review, gourmetice, restaurante, aquavit, cidade baixa, porto alegre, café, banoffee, torta, banana, doce de leite

Banoffee (torta de banana com doce leite)

O chocolate quente mais parecia um mousse de tão cremoso, quase uma segunda sobremesa, e eu precisei pedir uma colher pra conseguir tomá-lo/comê-lo. O chocolate meio amargo e o toque da menta deixaram a bebida, apesar de quente, bastante refrescante.

review, gourmetice, restaurante, aquavit, cidade baixa, porto alegre, café, chocolate quente, menta, cacau

Chocolate quente com menta (chocolate 50% cacau, raspas de chocolate 70% cacau, uma dose de menta e chantilly)

Depois de tudo isso, não sobrou lugar na barriga mas fiquei de olho nos sorvetes caseiros da Vitório que eles servem, com opções de sabores sem glúten e sem lactose.

O cardápio ainda possui opções de sanduíches, petiscos, espumantes, vinhos e cervejas artesanais.

Se eu vou voltar? Já sei até o que eu vou pedir na próxima: um sanduíche ibérico, o cheesecake de frutas vermelhas que eu fiquei namorando no balcão, e o café eu deixo pra escolher na hora entre os mais de 16 tipos que ainda falta eu provar ;)

O restaurante fica na Rua da República, 552. Durante a semana, o cardápio do almoço conta com pratos preparados com produtos locais e da estação. Às sextas e aos sábados, também são servidas receitas com bacalhau.

Para saber mais sobre o Aquavit, acesse a página no Facebook.