Tu já deve ter visto algumas physalis na prateleira de frutas “exóticas” no mercado ou decorando doces em uma festa mas nunca pensou em preparar alguma receita com elas, certo?

Também conhecida como golden berry – além de camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã, bate-testa e mata-fome no Brasil; uchuva na Colômbia; e hosuki em sua variação vermelha no Japão – a fruta de cor amarelo vibrante e de sabor cítrico e delicado, tem se mostrado cada vez mais versátil, tanto no preparo de sobremesas como na decoração de pratos, não exclusivamente doces.

A ideia da receita a seguir surgiu depois de uma visita à casa dos meus pais – eles têm um pé de physalis que estava bem carregado de frutas – quando fiquei com vontade de ter em casa uma geleia um pouco mais natural e com um sabor diferente dos quais estou acostumado a encontrar para comprar. Aprenda a preparar Geleia de Physalis:

Ingredientes:

– 200g de physalis
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 100ml de água

Modo de preparo:

Remova as cascas dos physalis, lave-os em água corrente, pique-os em cubos pequenos, e reserve-os. Em uma panela em fogo baixo, adicione a água e o açúcar e deixe formar uma calda. Adicione os physalis, misture e deixe cozinhar por cerca de 30min ou até que tenha reduzido e fique com a textura de geleia. Mexa continuamente para que não queime ou grude no fundo da panela. Retire a geleia da panela, reserve-a e deixe-a esfriar por cerca de 15min. Sirva-a e decore-a com uma physalis ainda com a casca.

receita, gourmetice, geleia, physalis, golden berry

receita, gourmetice, geleia, physalis, golden berry

Dica: Para decorar a geleia quando for servi-la, puxe a casca no sentido contrário ao da fruta – cuidando para não destacá-la – e torça-a. Sirva a geleia junto de torradinhas ou com sorvete de creme.

Tempo médio de preparo: 40min
Rendimento: 150g