E foi depois de uma ida a um restaurante alemão que bateu a vontade de preparar uma receita com um jeito mais… germânico. O resultado é um Gratinado de Batata com Salsicha Frankfurt, Molho de Nata e Muçarela que tu pode aprender a preparar com a receita a seguir:

Ingredientes:

– 4 batatas médias
– 200g de salsicha Frankfurt
– 300g de nata
– 1/4 de xícara de leite
– 300g de muçarela ralado grosso
– 600ml de água
– manjericão picado, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Descasque as batatas e, com a ajuda de uma faca, corte-as em fatias com cerca de 3cm. Em uma panela, coloque os 600ml de água para ferver, adicione as batatas, um ramo de manjericão e uma pitada de sal, e cozinhe-as até que fiquem levemente macias. Escorra as batatas em uma peneira embaixo de uma torneira ligada para que o choque térmico interrompa o seu cozimento e reserve-as até que esfriem.

Em outra panela, adicione as salsichas e cozinhe-as. Escorra-as em uma peneira e corte-as em fatias com cerca de 3cm. Em uma tigela, com a ajuda de um fouet, misture a nata com o leite, e tempere com o sal e a pimenta.

Em um refratário, disponha as batatas e as salsichas, e salpique com o manjericão picado. Acrescente o molho de nata e depois cubra tudo com o queijo ralado. Leve o refratário ao forno em fogo médio (aprox. 240º), e deixe assar por cerca de 30min ou até que o queijo esteja dourado.

receita, gourmetice, gratinado, batata, salsicha frankfurt, molho, nata, queijo, muçarela

receita, gourmetice, gratinado, batata, salsicha frankfurt, molho, nata, queijo, muçarela

receita, gourmetice, gratinado, batata, salsicha frankfurt, molho, nata, queijo, muçarela

Dica: o gratinado vai bem com uma salada verde com tomates cerejas. A muçarela pode ser substituída por outro queijo, como o gruyére.

Tempo médio de preparo: 1h15
Rendimento: 4 porções