Essa é pra quem resolveu ficar longe da badalação dos restaurantes e vai conseguir tirar um tempo pra cozinhar na noite do Dia dos Namorados! Aprenda a como preparar Salmão na Manteiga de Alcaparras e Purê de Mandioquinha.

Ingredientes:

Para o salmão:

– 2 postas de salmão fresco (300g)
– 1 cálice de vinho branco (o utilizado na receita foi um Sauvignon Blanc)
– 2 dentes de alho amassados
– 1 limão cortado em rodelas finas
– manjericão, alecrim e manjerona picados a gosto
– sal e pimenta a gosto
– azeite de oliva
– 2 folhas de papel alumínio

Para a manteiga:

– 120g de manteiga sem sal
– 60g de alcaparras em conserva escorridas

Para o purê:

– 400g de mandioquinha sem casca
– 1l de água
– 1 colher de manteiga sem sal
– 100ml de leite
– sal e pimenta a gosto

Modo de pré-preparo – salmão:

Em uma tigela pequena com tampa, tempere o salmão com o sal e a pimenta, adicione o alho, as rodelas de limão e as ervas, cubra tudo com o vinho. Deixe-o descansar na marinada por cerca de 2h na geladeira.

Modo de preparo:

Salmão:

Retire o salmão da marinada, remova as ervas e os outros ingredientes que ficarem presos a ele. Forre o fundo de um refratário com uma das folhas de papel alumínio, espalhe alguns fios de azeite, adicione as postas de peixe, e regue-as com 4 colheres de sopa da marinada e mais um pouco de azeite de oliva. Estique sobre o refratário a outra folha de papel alumínio e dobre as pontas de modo a formar um “pacote” certificando-se de que não encoste no peixe – diferente de como acontece em um papillote – e leve ao forno em fogo médio (aprox. 240º) por cerca de 20min. Retire o papel alumínio de cima e doure o salmão por mais cerca de 20min. Para servir, regue o salmão com a manteiga de alcaparras. Se necessário, aqueça-a novamente.

Manteiga de alcaparras:

Em uma panela em fogo baixo, adicione a manteiga e mexa-a com a ajuda de uma espátula. Assim que a manteiga estiver derretida, adicione as alcaparras e continue mexendo por cerca de 2min. Retire a panela do fogo para que a manteiga não queime e reserve-a.

Purê de mandioquinha:

Em uma panela, ferva a água e adicione a mandioquinha com uma pitada de sal, cozinhe-a até ficar macia. Desligue o fogo, descarte cerca de 95% da água da panela e, com a ajuda de um amassador de legumes, um mixer ou um garfo, amasse a mandioquinha. Adicione a manteiga, o leite, tempere com o sal e pimenta e misture tudo.

receita, gourmetice, dia dos namorados, salmão, manteiga, alcaparras, purê, mandioquinha, batata baroa, vagem holandesa, vapor

receita, gourmetice, dia dos namorados, salmão, manteiga, alcaparras, purê, mandioquinha, batata baroa, vagem holandesa, vapor

Dicas: como as alcaparras em conserva já são bastante salgadas, não é necessário adicionar sal à manteiga. Caso tu não goste de mandioquinha, o salmão também combina com um purê de batata ou de ervilha. Uma sugestão de acompanhamento são vagens holandesas cozidas no vapor temperadas com sal e azeite de oliva.

Tempo médio de pré-preparo: 2h
Tempo médio de preparo: 1h30
Rendimento: 2 porções