Precisa dar um tempo nos pratos mais “naturebas”? Então aí vai uma receita que não tem erro: batatas ao murro com cheddar, bacon crocante e cebolinha.

Ingredientes:

Para as batatas:

– 2 batatas grandes com casca
– sal, pimenta, cebolinha e azeite de oliva a gosto

Para o creme de cheddar:

– 6 fatias de queijo cheddar picadas em pedaços de 1x1cm
– 3 colheres de sopa de creme de leite

Para o bacon crocante:

– 8 tiras de bacon

Modos de preparo:

Batatas:

Em uma panela, adicione as batatas e cubra-as com água, tempere com algumas pitadas de sal, e deixe-as cozinhar até que fiquem bem macias. Retire-as da água, escorra-as e disponha-as em um refratário untado com azeite de oliva. Com a ajuda de um amassador de legumes, dê um “murro” nas batatas, ou seja, pressione de forma a amassá-las. Tempere-as com o sal e a pimenta, e cubra-a com um pouco de azeite de oliva. Leve ao forno em fogo médio (aprox. 240º) e asse-as por cerca de 20min. Retire-as do forno e sirva-as junto do creme de cheddar, do bacon crocante e da cebolinha.

Creme:

Em uma panela pequena em fogo médio, adicione o creme de leite e mexa-o com uma colher. Assim que ele estiver quente, adicione o cheddar e mexa para que ele derreta, e forme-se uma mistura homogênea.

Bacon:

Em um refratário, disponha as tiras de bacon sobre 8 folhas de papel toalha e leve ao microondas. O tempo para que o bacon cozinhe e fique crocante varia de forno para forno, testei em dois ciclos de 4min – em um total de 8min – e foi suficiente. Retire o bacon do forno, seque a gordura restante com uma folha de papel toalha, reserve-o em uma tigela e espere esfriar. Assim que o bacon não estiver mais quente, quebre as tiras com as mãos, ou corte-as em pedaços pequenos com uma faca ou com uma tesoura.

receita, gourmetice, batatas ao murro, bacon crocante, crispy bacon, cheddar, cebolinha

receita, gourmetice, batatas ao murro, bacon crocante, crispy bacon, cheddar, cebolinha

Tempo médio de preparo: 1h15
Rendimento: 2 porções