Sanduíches são sempre uma ótima pedida para preparar quando se vai receber amigos em casa. Gosto bastante de pratos com sabor agridoce então aí vai a receita de Sanduíche de Lombo de Porco no Jack Daniel’s, que combina muito bem o whisky, o shoyu e o mel com a carne suína.

Ingredientes:

– 1kg de lombo de porco
– 1 1/2 cebola picada em cubinhos
– 200ml de whisky Jack Daniel’s
– 3/4 de xícara de shoyu
– 1 1/2 colher de sopa de mel
– 6 pães (os usados na receita eram de milho)
– 12 fatias de queijo cheddar processado
– sal, pimenta, manjericão e manteiga a gosto

Modo de preparo:

Prepare a maionese (na receita optei por não usar tempero verde). Tempere o lombinho com o sal e a pimenta. Em uma panela de pressão, adicione a carne temperada e cubra-a com água, adicione o manjericão. Feche bem a panela e coloque-a em fogo alto (aprox. 290º) até que “pegue pressão”, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 45min. Desligue o fogo e deixe que o vapor no interior da panela saia naturalmente. Retire o lombo e desfie-o em uma tábua de corte com a ajuda de um garfo e uma faca. Em uma panela, utilizei uma Wok, derreta a manteiga, refogue a cebola e depois a carne desfiada. Junte o whisky, o shoyu e o mel, e refogue tudo até que o caldo fique mais espesso. Acerte o sal e a pimenta, lembre-se que a intenção é de que o prato fique com um sabor agridoce. Desligue o fogo, adicione as fatias de cheddar sobre a carne, feche a tampa e deixe que o queijo derreta. Para montar os sanduíches, passe a maionese e disponha a carne com o queijo sobre ela.

receita, gourmetice, sanduíche, lombo, porco, whisky, jack daniel's, shoyu, mel

Dicas: tu deve respeitar a marcação da maioria das panelas de pressão que indica qual a sua capacidade máxima de água. Para saber se todo o vapor da panela saiu, levante a válvula da tampa com a ajuda de um garfo; caso ela ainda faça um ruído, ainda existe vapor no interior da panela. Já vi gente colocando a panela embaixo da torneira de uma pia, esfriá-la com água fria embaixo da torneira de uma pia e acelerar o processo da saída do vapor levantando a válvula com a ajuda de um garfo mas o mais seguro ainda é esperar que o vapor saia de forma natural.

Tempo médio de preparo: 1h15
Rendimento: 6 porções