Eu quis fugir um pouco da ideia de servir peru na Ceia do Natal e o substitui por codornas. Aprenda a preparar Codornas ao Molho de Laranja, Arroz à Grega e Farofa com Bacon.

Ingredientes:

Para as codornas:

– 2 codornas médias limpas
– suco de 6 laranjas
– raspas de 2 laranjas
– 2 colheres de açúcar
– 2 dentes de alho
– 2 folhas de sálvia
– 2 tiras de bacon
– sal, pimenta, óleo e orégano a gosto

Para o arroz:

– 1 xícara de arroz
– 1/2 colher de sopa de manteiga
– 4 xícaras de água
– 1/4 de xícara de uvas passas
– 1/2 cálice de vinho branco
– 1/4 de xícara de ervilhas frescas
– 1 cenoura média picada em cubos de 0,5×0,5cm
– sal e pimenta a gosto

Modos de pré-preparo:

Codornas:

Em um pote com tampa, adicione as codornas e tempere-as com o sal, a pimenta, o orégano, 1/3 do suco de laranja, metade das raspas de laranja, e deixe-as marinar por cerca de 2h.

Passas para o arroz:

Em uma tigela, coloque as passas e o vinho, e deixe-as hidratar.

Modos de preparo:

Codornas:

Recheie as codornas com a sálvia, os dentes de alho e as tiras de bacon. Em um refratário, adicione as codornas já recheadas e o caldo da marinada, leve-o ao forno em fogo médio (aprox. 240º) e tape-o com papel alumínio. Cozinhe as codornas por cerca de 1h15 ou até que estejam douradas. Para evitar que a carne fique seca demais, regue-as a cada 15min com a marinada. Em uma panela pequena em fogo baixo (aprox. 180º), adicione o restante do suco e o açúcar, e cozinhe-os mexendo com a ajuda de uma colher até que a mistura esteja reduzida.

Arroz:

Coloque para ferver 2 xícaras de água em uma panela de cozimento a vapor em fogo médio (aprox. 240º). Adicione as ervilhas e a cenoura, e cozinhe-as até que fiquem ligeiramente macias. Em uma panela em fogo médio (aprox. 240º), derreta a manteiga, frite o arroz e tempere-o com o sal e a pimenta. Adicione o restante da água e deixe-o cozinhar. Adicione a ervilha, a cenoura e as passas, e misture tudo delicadamente.

Farofa:

Em uma panela em fogo baixo (aprox. 180º), frite o bacon até que ele fique crocante. Adicione a cebola e refogue-a, depois repita o procedimento com o alho. Adicione a manteiga e a farinha e mexa tudo até que a farinha fique um pouco mais escura. Coloque a salsinha e misture tudo.

Codornas ao Molho de Laranja, Arroz à Grega e Farofa com Bacon

Codornas ao Molho de Laranja, Arroz à Grega e Farofa com Bacon

Codornas ao Molho de Laranja, Arroz à Grega e Farofa com Bacon

Codornas ao Molho de Laranja, Arroz à Grega e Farofa com Bacon

Dicas: Para otimizar o tempo na cozinha, leve as codornas ao forno e, enquanto elas assam, prepare a redução, a farofa e o arroz. As codornas costumam vir com o pescoço, sugiro removê-los com uma faca pra ficar mais bonito na hora de servi-las. O arroz pode ser árboreo ou parbolizado.

Feliz Natal e bom apetite! :)

Tempo médio de pré-preparo: 2h
Tempo médio de preparo: 2h
Rendimento: 2 porções