Já ouviu a expressão “bêbado de sono”? Cheguei assim à escola em vários dias mas a sensação que eu tive foi de que o cansaço passava durante as aulas pra só dar as caras de novo quando eu estava a caminho de casa.

da-cozinha-gourmetice-diario-cozinheiro-careca-4-semana-1-eu Selfie na cozinha pode sim!

Vamos à 4ª semana do Diário de um Cozinheiro Careca*:

1º dia:

Confesso que cheguei à aula de Frango sem muita expectativa mas me surpreendi e foi uma das melhores aulas do curso até agora. Aprendi a desossar um frango inteiro e separá-lo em vários cortes. Não vejo a hora de poder tirar um tempo pra treinar em casa.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básicoCortes de frango (coxas para arroz com galinha, sobrecoxa desossadas e tulipas – faltou o frango suprema e o sassami)

2º dia:

A aula de Saladas foi uma beleza pra recapitular sobre os cortes dos legumes e das verduras, ter boas ideias de como temperá-las e servi-las, e ainda aprender a preparar crisps de bacon.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Salada colorida com pesto de salsa

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Conserva de beringela

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Salada de cogumelos com maçã verde

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Salada de grão-de-bico com crisps de bacon e cebolinha

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Salada de legumes da Nona

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Terrine de queijo

3º dia:

Aconteceu a primeira dinâmica de grupo em que três pratos – entrada/salada, prato principal e sobremesa – foram sorteados entre quatro grupos com quatro ou cinco integrantes e foram preparados em até 2h. O meu grupo preparou mousse de chocolate, salada de grão-de-bico com crisps de bacon e cebolinha, e arroz à grega. Ao final da aula os pratos foram apresentados ao chef que os avaliou e apontou o que foi acertado no preparo e o que precisava ser corrigido.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Mousse de chocolate, salada de grão-de-bico com crisps de bacon e cebolinha, e arroz à grega

4º dia:

Carnes, né? Como eu comentei no post da 3ª semana, esse é um dos assuntos que mais me interessa na cozinha e aprender a prepará-las – e degustá-las – de vários jeitos foi bem bacana.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Bife à rolê (o preferido da noite)

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Carne de panela com músculo

Gostei bastante da ideia de preparar mini almôndegas para não precisar cortá-las para comê-las e, assim, não comprometer a apresentação do prato mesmo depois de ele ter sido servido.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Almôndegas

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Bolo campestre

Quer acompanhar os posts das semanas anteriores do diário? 1ª semana | 2ª semana | 3ª semana

Até a próxima semana! :)

* O “careca” do título da série refere-se a agora, além de eu ser careca, também precisar raspar a barba e o bigode, e também é uma brincadeira com o início da carreira do Jamie Oliver em que ele era conhecido como “The Naked Chef”.