Ganhei de presente de uma amiga alguns maracujás há algum tempo e, como não sabia o que fazer com eles na hora, resolvi retirar as polpas e congelá-las.

Primeiro pensei em um mousse mas depois veio a ideia de preparar Filé de Frango ao Molho de Maracujá pro almoço de domingo.

Ingredientes:

Para os filés de frango:

– 4 filés de frango
– ¾ de colher de sopa de óleo
– páprica a gosto (a utilizada na receita era doce)
– sal e pimenta a gosto

Para o molho de maracujá:

– polpa de 2 maracujás
– 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– 300ml de água
– 1 pitada de sal

Modo de pré-preparo:

Em uma tigela, tempere os filés de frango com o sal, a pimenta e a páprica, e deixe-os descansar na geladeira por cerca de 1h para os temperos penetrarem na carne.

Modos de preparo:

Filés:

Envolva os filés com o óleo com a ajuda das mãos. Em uma panela, utilizei uma Wok, em fogo médio (aprox. 240º), coloque os filés para saltear. Retire-os do fogo assim que estiverem dourados e reserve-os.

Molho:

Em um copo, dissolva a farinha na água em 100ml de água. Em uma panela pequena em fogo médio (aprox. 240º), adicione o restante da água, a polpa, o açúcar e o sal. Mexa continuamente com uma colher para que a mistura não queime. Adicione a mistura de água e farinha para espessar o molho, e continue mexendo até que ele reduza um pouco e fique cremoso. Retire-o do fogo e com a ajuda de peneira e uma colher, coe-o e reserve-o em uma tigela. Reserve também as sementes para utilizá-las na apresentação do prato.

receita, gourmetice, filé, filé frango, molho, molho de maracujá

receita, gourmetice, filé, filé frango, molho, molho de maracujá

Dica: para otimizar o tempo, prepare o molho de maracujá enquanto os filés são fritos.

Tempo médio de pré-preparo: 1h
Tempo médio de preparo: 1h
Rendimento: 2 porções