Ando tão cansado com a rotina casa-trabalho-escola-casa que estranho quando não tenho aula, o que me motiva é que todo esse esforço tem valido muito a pena e a cada dia tenho gostado mais de aprender a cozinhar.

Pausa pra foto antes de a aula começar:

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico A arte de tirar selfie sem ninguém perceber (ou não)

E agora um pouco do que aconteceu na semana passada:

1º e 2º dias:

As aulas com as 8h restantes do Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação trataram sobre a exposição de alimentos (em buffets, eventos etc), o transporte desde o fornecedor até o estabelecimento, o recebimento e o armazenamento. Tive novas noções de como higienizar os alimentos corretamente, bem como prepará-los, cozinhá-los, (des)congelá-los, resfriá-los e reaquecê-los, com atenção especial às temperaturas e as condições de onde eles são manipulados e armazenados.

3º dia:

No auditório da escola, aprendi sobre os métodos de cocção de alimentos. Já na cozinha, aconteceu a aula sobre Ovos em que aprendi a prepará-los das seguintes formas: duro, mollet, frigido – com uma preocupação especial em como apresentá-lo com a gema centralizada na clara – e mexido.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básicoOvo frigido (menos calor na próxima vez)

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Ovos mexidos (ou de quando eu aprendi que os ovos continuam a cozinhar no caminho da bancada de preparação até onde a chef analisa o que foi preparado)

4º dia:

Na aula de Confeitaria, aprendi a bater claras em neve e depois transformá-las em merengue.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básicoAprendendo a fazer merengue :)

E também aprendi a preparar mousses de chocolate e de morango, doce de abóbora, purê de claras e ambrosia.

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Mousses de chocolate e de morango

da cozinha, gourmetice, diário de um cozinheiro careca, curso de cozinheiro básico Doce de abóbora

Como a maioria das fotos são tiradas na correria, ou elas saem tremidas ou não consigo fotografar todos os pratos.

Perdeu o post da semana anterior? 1ª semana

Até a próxima semana! :)

* O “careca” do título da série refere-se a agora, além de eu ser careca, também precisar raspar a barba e o bigode, e também é uma brincadeira com o início da carreira do Jamie Oliver em que ele era conhecido como “The Naked Chef”.