Sempre é bom ter uma receita de pão que vai bem com vários acompanhamentos, certo? Assim como a focaccia, a piadina é um pão de origem italiana que pode ser preparado fácil e rapidamente.

Ingredientes:

– ½ xícara de farinha de trigo integral
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 1 colher de chá de sal
– 1 colheres de sopa de azeite
– ¾ de xícara de leite

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o fermento. Abra um buraco no meio, adicione o azeite, e misture os ingredientes com os dedos. Adicione metade do leite, misture, adicione o restante do leite e misture até formar uma bola. Em uma superfície com farinha, sove a massa por cerca de 3min e forme novamente uma bola. Corte-a em quatro pedaços e cubra-a com um pano úmido. Com um rolo de macarrão, abra os pedaços de massa até que tenham cerca de 20cm de diâmetro. Em uma frigideira antiaderente em fogo médio (aprox. 240º), adicione um pedaço de massa e fure-o com um garfo, deixe-o cozinhar por cerca de 2min de cada lado.

receita, gourmetice, piadina integral, pão, italiano

receita, gourmetice, piadina integral, pão, italiano

Dica: as piadinas podem ser servidas com requeijão, pesto, molho de carne ou frango ou até mesmo com geleia. As medidas da farinha podem ser metade integral, metade normal. Caso tu queira congelar a massa, envolva-a em filme plástico e congele-a antes de abri-lá com o rolo de macarrão.

Tempo médio de preparo: 30min
Rendimento: 2 porções