Sempre vou ao mercado à procura de tipos diferentes de massa e não tem como passar pela radiatori – que como o próprio nome diz, possui formato de radiador – sem notá-la. Pensar numa boa combinação para massa foi fácil: almôndegas! E pra completar, molho sugo e parmesão.

Ingredientes:

Para as almôndegas:

– 400g de carne moída
– salsinha picada
– ¾ de cebola picada
– sal e pimenta a gosto

Para o radiatori:

– 300g de radiatori
– 900ml de água
– 150g de parmesão ralado
– sal a gosto

Modos de preparo:

Almôndegas:

Em uma tigela, misture a carne moída, a cebola e a cebolinha, e tempere com o sal e a pimenta. Molde as almôndegas com as mãos e distribua-as em um refratário untado com azeite. Coloque-as para assar no forno pré-aquecido em fogo médio (aprox. 240º) por cerca de 30 minutos ou até que as almôndegas estejam assadas.

Radiatori:

Em uma panela, prepare o molho sugo. Em outra panela em fogo alto (aprox. 290º), coloque para ferver 300 ml de água com algumas pitadas de sal. Assim que a água começar a ferver, adicione a massa e cozinhe-a até que fique al dente (siga as instruções da embalagem) . Retire-a do fogo e escorra-a em uma peneira embaixo de uma torneira ligada para que o choque térmico interrompa o seu cozimento, adicione um pouco de azeite de oliva para que não grude. Em um prato, adicione o radiatori, disponha algumas almôndegas e coloque o molho com um pouco de parmesão sobre ele.

receita, gourmetice, radiatori, massa, almondegas, carne, sugo

receita, gourmetice, radiatori, massa, almondegas, carne, sugo

receita, gourmetice, radiatori, massa, almondegas, carne, sugo

Dica: ao comprar a carne moída, observe que ela precisa ter um pouco de gordura para que as almôndegas não fiquem extremamente secas; caso seja necessário, experimente adicionar alguns pedaços de bacon à carne. Para ganhar tempo, primeiro prepare as almôndegas e coloque-as para assar no forno, prepare o molho e só então cozinhe a massa.

Tempo médio de preparo: 1h15
Rendimento: 4 porções