Vai receber amigos vegetarianos em casa ou quer fazer uma refeição mais leve mas sem abrir mão do sabor e da “bacanice” do hambúrguer: que tal prepará-lo com abobrinha, cebola caramelizada e maionese verde?

Ingredientes:

Para a cebola caramelizada:

– 1 cebola roxa cortada em cubos
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo
– 100ml de água

Para a maionese verde:

– 1 ovo
– 5 colheres de sopa de água
– 5 colheres de sopa de vinagre (o utilizado na receita foi com ervas finas)
– 300ml de óleo de soja
– cebolinha picada
– tempero verde picado
– sal a gosto

Para o hambúrguer:

– 1 abobrinha média ralada grossa
– 1 ovo
– ½ colher de sopa de farinha integral
– manjericão
– 2 fatias de tomate
– 100g de provolone ralado grosso
– 2 pães de hambúrguer integrais
– sal e pimenta a gosto

Modos de preparo:

Cebola caramelizada:

Em uma panela em fogo médio (aprox. 240º), adicione a cebola, o shoyu e o açúcar, e refogue-os. Adicione a água e mexa com uma colher até que o líquido esteja quase 100% reduzido. Retire do fogo e reserve.

Maionese verde:

Em um liquidificador, adicione a água, o vinagre e o ovo. Bata tudo e adicione o óleo ao poucos até que forme uma mistura homogênea e cremosa. Adicione a cebolinha e o tempero verde e bata novamente para incorporá-los à mistura. Mantenha-a na geladeira até a montagem do hambúrguer.

receita, gourmetice, hambúrguer, abobrinha, cebola caramelizada, maionese verde

Hambúrguer:

Coloque para ferver 200ml da água em uma panela de cozimento a vapor em fogo médio (aprox. 240º), adicione a abobrinha e cozinhe-a. Em uma tigela, bata as gemas com a ajuda de um fouet, adicione a abobrinha cozida, tempere com o sal e a pimenta, e misture tudo. Adicione a farinha e misture novamente até que se consiga modelar os hambúrgueres. Modele-os, leve-os ao forno em fogo médio (aprox. 240º) em uma assadeira e deixe-os assar por cerca de 20min ou até que estejam dourados. Desligue o forno, distribua o provolone sobre os hambúrgueres e deixe-os no forno por cerca de 5min para que o queijo derreta. Retire-os do fogo e reserve-os. Para montar o hambúrguer, passe a maionese com a ajuda na espátula no pão, adicione uma fatia de tomate, o hambúrguer com o provolone e, por último, algumas colheradas da cebola caramelizada.

receita, gourmetice, hambúrguer, abobrinha, cebola caramelizada, maionese verde

receita, gourmetice, hambúrguer, abobrinha, cebola caramelizada, maionese verde

receita, gourmetice, hambúrguer, abobrinha, cebola caramelizada, maionese verde

Dicas: para a maionese, o vinagre pode ser de vinho, maçã e até mesmo balsâmico. A base da maionese verde – sem a cebolinha e o tempero verde – pode ser utilizada para outras receitas que utilizem maionese. Para ajudar a equilibrar o hambúrguer, utilize palitos de churrasco cortados ao meio ou palitos vendidos em casa especializadas em produtos orientais. A cebola caramelizada vai muito bem como acompanhamento de uma carne assada.

Quer substituir a abobrinha por carne? Confira a receita de mini hambúrgueres preguiçosos com provolone que também combina muito bem com a cebola caramelizada e a maionese verde.

Tempo médio de preparo: 1h
Rendimento: 2 porções