Foi em um episódio de Gordon Ramsay’s Home Cooking que eu descobri o que era welsh rarebit – também conhecido como welsh rabbit apesar de a receita não levar carne de coelho – e, como queijólatra que sou, lembro de ter ficado vidrado na TV até que ele terminasse de preparar tudo pra só depois ir atrás das medidas dos ingredientes.

receita, gourmetice, welsh rarebit, gordon, ramsay, gordon ramsay, cerveja, dunkel, parmesaoPara essa receita, é preciso aprender a preparar o roux – lê-se – uma pasta de origem francesa feita com proporções iguais de farinha e de manteiga bastante usada pra deixar molhos e sopas mais espessos. Tu ainda pode escolher entre preparar um roux blanc (branco), blond (loiro) e brun (castanho), cores que correspondem a diferentes tempos de cozimento, respectivamente.

Como nem sempre é fácil de achar os ingredientes “lá de fora”, fiz algumas adaptações e dei alguns “toques do Gourmetice” à receita.

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de manteiga derretida
– 3 colheres de sopa de farinha integral
– 200ml de cerveja escura (a utilizada na receita foi uma Dunkel da Erdinger)
– 1 colher de sopa mostarda com ervas finas
– 1 colher de sopa de molho inglês
– 120g de parmesão ralado grosso
– 2 mini pães rústicos
– sal e pimenta a gosto

Modos de preparo:

Roux:

Em uma frigideira pré-aquecida em fogo médio (aprox. 240º), adicione a manteiga e a farinha, misture-as constantemente com um fouet por cerca de 3 minutos.

Welsh Rarebit:

Incorpore lentamente a cerveja ao roux e misture. Retire do fogo, adicione a mostarda e o molho inglês e misture novamente. Adicione metade do parmesão e mexa até que ele esteja completamente derretido, tempere com o sal e a pimenta e reserve. Em outra frigideira ou em um grill em fogo médio (aprox. 240º), toste as fatias de pão até que fiquem douradas em ambos os lados, e retire-as do fogo. Passe o roux em um dos lados das fatias de pão de modo a deixá-lo totalmente coberto com a mistura, coloque ¼ do queijo. Na mesma frigideira em que o pão foi tostado, adicione-o com o roux e o queijo virados para baixo para que a mistura gratine. Retire-o com a ajuda de uma espátula e coloque o restante do queijo.

receita, gourmetice, welsh rarebit, gordon, gordon ramsay, ramsay, cerveja, dunkel, parmesao

receita, gourmetice, welsh rarebit, gordon, gordon ramsay, ramsay, cerveja, dunkel, parmesao

receita, gourmetice, welsh rarebit, gordon, gordon ramsay, ramsay, cerveja, dunkel, parmesao

Dicas: na receita original, o Gordon usou cheddar ralado mas como é quase impossível de achar peças do queijo para ralar, optei por usar parmesão. Também substitui a mostarda Dijon por mostarda com ervas finas, e a farinha de trigo normal, por integral. Caso tu não encontre o tal “pão rústico”, pode escolher um pão italiano ou até mesmo um de fôrma e fatiá-lo. Vale testar colocar pra gratinar no forno em fogo alto (aprox. 290º) até que o queijo fique gratinado.

Tempo médio de preparo: 45min
Rendimento: 2 porções

Vai por mim, vale muito a pena preparar essa receita! Só é meio complicado conseguir parar de comer.