Esse prato é uma variação de ouef en cocotte, uma receita tradicional francesa, que é bastante fácil e prática de preparar mas nem por isso perde o seu charme.

Ingredientes:

– 120g de beringela picada em cubos pequenos
– 6 fatias de presunto culatello cortadas em tiras
– 2 ovos
– 6 colheres de sopa de creme de leite
– 400ml de água
– noz-moscada em raspas ou em pó
– sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela (ou em uma chaleira), coloque cerca de 200ml de água e deixe-a ferver. Coloque para ferver o restante da água em uma panela de cozimento a vapor em fogo médio (aprox. 240º), adicione a beringela e cozinhe-a. Em um ramekin, adicione metade da beringela, três fatias de presunto, um ovo e três colheres de creme de leite, sem misturar para que forme camadas. Tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada. Em uma assadeira, posicione os ramekins e adicione a água quente de modo a cobrir a metade da altura deles para que as cocottes assem em banho maria. Asse no forno em fogo baixo (aprox. 180º) por cerca de 15 a 20min para a gema ficar mais mole, e até 30min para a gema ficar mais firme.

receita, ouef en cocotte, ovo, francês, beringela, presunto culatello

Dicas: Cuidado para não se queimar na hora de levar a assadeira com os ramekins e a água quente. Se achar melhor, coloque a assadeira com os ramekins e depois adicione a água. As cocottes vão bem com torradinhas e um bom vinho.

Tempo médio de preparo: 45min
Rendimento: 2 porções

Que tal prepará-la e comentar como foi a experiência? Uma outra opção de prato preparado com ovo mas que tem um sabor mais marcante são os Ovos Flamencos.