Lembra daquela receita de Carrés de Cordeiro ao Vinho Branco com Maçãs Caramelizadas? De lá pra cá eu já a preparei várias vezes mas na última vez experimentei utilizar vinho tinto ao invés de branco. Deu muito certo e com o que sobrou do caldo da marinada e dos carrés, preparei esse Risoto de Cordeiro ao Vinho Tinto com Provolone.

Ingredientes:

– 1 xícara de arroz parbolizado
– 2 xícaras de caldo da marinada coado
– 1 xícara de água
– 100g de carré de cordeiro picado em pedaços pequenos
– 2 colheres de sopa de manteiga
– ½ cebola picada em cubos
– 100g de provolone ralado grosso
– alecrim para decorar

Modo de preparo:

Em uma panela em fogo médio (aprox. 240º), adicione 1 colher de manteiga, adicione a cebola e o cordeiro, e refogue-os. Adicione o arroz e doure-o. Adicione a água e mexa o arroz até que ele fique praticamente seco. Repita o processo com metade do caldo de cada vez até que o arroz esteja cozido. Finalize o risoto com o restante da manteiga e metade do provolone. Decore com o restante do provolone e com o alecrim.

receita, gourmetice, risoto, cordeiro, vinho tinto, provolone

receita, gourmetice, risoto, cordeiro, vinho tinto, provolone

Dica: como a marinada e a carne de cordeiro já estavam bastante temperados, não utilizei nem sal nem pimenta para temperar o prato.

O bom dessa receita é de que tu consegue aproveitar o que sobrou de outra e o resultado é um prato rápido de preparar, com um sabor diferenciado e bastante saboroso.

Tempo médio de preparo: 30min
Rendimento: 2 porções