A Copa vai entrar Julho adentro e é bem possível que os jogos aconteçam em dias cada vez mais frios, então nada melhor que tomar um bom caldo pra se esquentar e torcer à vontade. O escolhido da vez é o de Lentilha com Hortelã.

Ingredientes:

– 500g de lentilha
– 2l de água
– 150g de bacon cortado em cubos
– 1 cebola em cubos
– 1 alho picado
– cebolinha
– salsinha
– hortelã
– 1 colheres de sobremesa de azeite
– sal e pimenta a gosto

Modo de pré-preparo:

Em uma tigela, coloque a lentilha e adicione água de modo a deixá-la submersa. O tempo de pré-preparo deve ser de cerca de 8h.

Modo de preparo:

Escorra a água da lentilha e coloque-a em uma panela junto dos 2l de água. Deixe-a cozinhar por cerca de 1h ou até que os grãos estejam macios. Em outra panela, aqueça o azeite e frite o bacon. Remova o excesso de gordura da panela, adicione a cebola e alho, e doure-os. Junte a cebolinha e a salsinha, e refogue-as. Transfira a lentilha cozida – junto do caldo – para essa panela, misture-a com a base de temperos e calabresinha, e acerte o tempero com o sal e a pimenta. Espere a lentilha esfriar um pouco, transfira-a para um liquidificador – ou processador – adicione o hortelã e processe até que a mistura fique um creme liso e homogêneo. Caso o caldo fique muito espesso, adicione um pouco de água. Reserve algumas folhas de hortelã para decorar.

receita, gourmetice, petisco, copa, caldo, lentilha, hortelã

Preparou essa receita? Comente e como foi.

Tempo médio de pré-preparo: 8h
Tempo médio de preparo: 1h30
Rendimento: 8 porções