É, parece que o inverno chegou mais cedo nesse ano e nada melhor que chegar em casa e ter algo pra ajudar a esquentar o corpo. Que tal experimentar preparar esse Creme de Ervilha com Croutons?

Ingredientes:

Para o creme de ervilha:
– 500g de ervilha seca
– 2l de água
– 3 calabresinhas cortadas em fatias
– 1 cebola em cubos
– 1 alho picado
– cebolinha
– salsinha
– 1 colheres de sobremesa de azeite
– sal e pimenta a gosto

Para os croutons:
– 9 fatias de pão picadas em cubos pequenos
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– 2 colheres de sobremesa de alecrim picado
– 2 colheres de sobremesa de salsinha desidratada
– sal e pimenta a gosto

Modo de pré-preparo – creme de ervilha:
Em uma tigela, coloque a ervilha e adicione água de modo a deixá-la submersa. O tempo de pré-preparo deve ser de cerca de 8h.

Modo de preparo – creme de ervilha:
Escorra a água da ervilha e coloque-a em uma panela junto dos 2l de água. Deixe-a cozinhar por cerca de 1h ou até que os grãos estejam macios. Em outra panela, aqueça o azeite e doure a cebola e alho. Adicione a calabresinha, a cebolinha e a salsinha, e frite-os. Transfira a ervilha cozida – junto do caldo – para essa panela, misture-a com a base de temperos e calabresinha, e acerte o tempero com o sal e a pimenta. Espere a ervilha esfriar um pouco, transfira-a para um liquidificador – ou processador – e processe-a até que a mistura fique um creme liso e homogêneo. Caso o creme fique muito líquido, coloque-o em uma panela e deixe-o ferver por alguns minutos para que o seu volume reduza um pouco. Sirva-o quente e adicione os croutons.

Modo de preparo – croutons:
Em uma tigela, misture o pão, o azeite, o alecrim, a salsinha, e tempere-os com a pimenta e o sal. Em uma assadeira, distribua os croutons e leve-os ao forno aquecido em fogo médio (aprox. 240º) por 10min ou até que estejam levemente torrados.

receita, gourmetice, creme, ervilha, croutons, frio

Dica: adicione um fio de azeite de oliva sobre o creme de ervilha pra deixá-lo com ainda mais sabor.

Tempo médio de pré-preparo: 8h
Tempo médio de preparo: 1h
Rendimento: 6 porções

Ficou com alguma dúvida sobre o preparo da receita? Comente!