Essa é a “nossa receita” para aqueles domingos em que ficamos em casa com tempo de sobra pra cozinhar, e também foi o jeito que encontrei pra vencer a minha implicância pelo gosto forte da carne de cordeiro dos churrascos do meu pai.

Ingredientes:

Para os carrés:
– 4 carrés de cordeiro
– 1 ½ cálice de vinho branco Riesling
– 2 dentes de alho amassados
– ½ cebola picada em cubos
– 2 ramos de alecrim
– 1 colher de sopa de azeite de oliva
– sal e pimenta a gosto

Para as maçãs caramelizadas:
– 4 maçãs Fuji médias cortadas em meias-luas
– 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
– 200 ml de água
– 1 colher de sobremesa de canela em pó
– 4 cravos da Índia

Modo de preparo – carrés:
Remova a gordura dos ossos dos carrés com o auxílio de uma faca para evitar o aspecto de queimado depois de irem ao forno. Deixe-os marinarem por, no mínimo, duas horas no vinho branco, junto dos dentes de alho, da cebola, dos ramos de alecrim, da pimenta e do sal. Em uma frigideira grande, aqueça metade do azeite e, após retirar o excesso da marinada, sele os carrés por cerca de 3min em cada lado. Depois de selados, distribua-os em um refratário grande untado com a metade do azeite restante e deixe-os assar em fogo baixo (aprox. 160º) por cerca uma hora. A carne deve ser regada a cada 20min com o caldo da marinada previamente coado.

Modo de preparo – maçãs caramelizadas:
Em uma frigideira grande, distribua as maçãs cortadas em formato de meia lua de aproximadamente 2 cm de altura junto do açúcar mascavo, da água, da canela em pó e dos cravos da Índia, e cozinhe-as na calda em fogo baixo (aprox. 160º) por cerca de 30min. O ponto de cozimento esperado das maçãs é de que elas permaneçam firmes. Assim que estiverem cozidas, retire-as da frigideira e distribua-as sobre um refratário para que esfriem até a hora de servir.

receita, gourmetice, carré, cordeiro, vinho, branco, maçã, caramelizada

Carrés de Cordeiro ao Vinho Branco com Maçãs Caramelizadas

Tempo médio de preparo: 3h30
Rendimento: 2 porções

E aí, preparou a receita? Tire fotos e mande-as para o e-mail: contato@gourmetice.com.br.